Carros elétricos: o que você precisa saber?

Carros elétricos: o que você precisa saber?

28/04/2023

Já pensou em dirigir o futuro? Essa é a proposta da Ford ao firmar um compromisso com a eletrificação dos seus modelos na América do Sul.

A utilização da energia renovável já é uma realidade e o setor automotivo não poderia ficar para trás nessa dinâmica de entrar em equilíbrio com o meio ambiente, ajudando na sua preservação, evitando a emissão de poluentes e contribuindo para a descarbonização.

Continue sua leitura e entenda como funcionam os carros elétricos e ao que você precisa estar atento na hora de garantir o seu modelo.

 

Como funcionam os carros elétricos?

Quatro componentes são a base de funcionamento dos veículos que tem seu funcionamento atrelado ao recebimento de uma corrente elétrica: bateria, inversores, motor de indução e o sistema de recuperação de energia.

Na prática, o que acontece é: ao receber a carga de energia, o inversor do carro transforma a energia elétrica alternada do carregador em corrente contínua que é conduzida até as baterias fazendo com que o veículo possa se locomover.

A utilização do motor de indução substitui o uso do motor de combustão evitando assim a emissão de ruídos indesejáveis e dos poluentes prejudiciais ao meio ambiente.

O sistema de recuperação de energia surge como um benefício nos carros elétricos, pois faz com quem a energia gasta na frenagem, por exemplo, retorne para a bateria em forma de eletricidade.

Atualmente, o mercado conta com três tipos automóveis com eletrificação: os totalmente elétricos, os híbridos e os híbridos plugin.

 

Fique atento(a)!

 

Apesar dos inúmeros benefícios apresentados pela eletrificação dos carros, principalmente diante da preservação da natureza.

Algumas questões precisam ser colocadas na balança na hora de garantir o seu modelo elétrico, pois são pontos que impactam diretamente no dia a dia do condutor e podem interferir na decisão de compra.


Confira abaixo:

Autonomia do veículo 

É necessária atenção diante da autonomia do veículo, geralmente os carros elétricos, seja os modelos urbano ou esportivos, entregam um desempenho de 300 a 400 quilômetros em circuitos de estrada e cidade. Eles também costumam ser completos, tecnológicos e seguros.

 

Bateria e planejamento

Conhecendo a autonomia do seu veículo e sua rotina, a bateria passa a ser uma preocupação que precisa de planejamento para que você não fique na mão.

Todos os carros são vendidos com cabos para carregamento doméstico, que em média, considerando a energia 220V em tomadas aterradas, tem duração de carregamento de 20 horas.

É possível encontrar ainda pontos de carregamento na cidade, geralmente em shoppings ou concessionárias. Mas, depender desses locais também pode ser um problema.

Por isso, uma opção para ser considerada é a instalação de um wallbox – aparelho de carregamento ideal para casas e/ou condomínios. O valor de investimento é compensatório ao pensar na autonomia garantida de um carregamento ser realizado em 8 horas.

 

A Ford e a eletrificação.

Cumprindo com seu compromisso com a descarbonização a Ford traz para o Brasil ainda esse ano o lançamento de três modelos com uso de energia limpa, são eles:

- Marverick Hybrid: a primeira picape hibrida do Brasil;

- Mustang Mach-E: o primeiro SUV totalmente elétrico da Ford;

- E-Transit: trazendo ganhos renováveis para o mercado de trabalho.

Acompanhe informações sobre ofertas e lançamentos aqui no nosso site ou pelas redes sociais da Divepe.

 

 


Notícias

Ofertas

Veja todas as ofertas da DIVEPE

Notícias

Veja todas as novidades da DIVEPE


Botão verde do WhatsApp Ford Divepe